É NOTÍCIASAÚDE

Psicóloga aponta 7 maneiras de ter um relacionamento mais saudável com o estresse

Lidar com o estresse é uma parte inevitável do cotidiano. Seja em relacionamentos amorosos, na vida profissional, no dia a dia com familiares ou apenas pela correria da rotina, é comum nos depararmos com situações adversas que desencadeiam alterações emocionais e físicas, como liberação de hormônios e aumento da frequência cardíaca.

“Qualquer coisa que vale a pena fazer terá aspectos de estresse entrelaçados: desafio, desconforto, risco. Não podemos mudar isso. Mas o que podemos mudar é nossa resposta a eles”, afirma a psicóloga e diretora do Centro de Envelhecimento, Metabolismo e Emoções da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, Elissa Epel, em comunicado.

A especialista explica que nem sempre esse estresse é ruim, muitas vezes sendo necessário para a própria sobrevivência do ser humano em situações de vida ou morte. Porém, destaca que quando ele está presente em excesso, e o indivíduo não sabe lidar com ele, há riscos para a saúde, como maior probabilidade de doenças cardiovasculares devido à liberação constante do cortisol, hormônio conhecido como “do estresse”.

Por isso, ela lançou recentemente seu novo livro “A prescrição do estresse” (sem edição brasileira) em que orienta sete medidas práticas que as pessoas podem adotar no dia a dia para melhor a maneira de lidar com as situações adversas. Confira abaixo:

Abrace a incerteza

 

Na grande maioria das vezes, nossos planos não acontecem exatamente como imaginávamos. Elissa diz que isso é parte natural da vida, e por isso é importante aprender a tolerar a incerteza e diminuir a rigidez das expectativas sobre o futuro.

“Fortes expectativas podem nos prejudicar, sejam elas positivas (algo que esperamos) ou negativas (algo que tememos). Melhor afrouxar nossas expectativas o máximo que pudermos”, diz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *