Cláudio Castro dá as boas-vindas a governadores dos estados do Sul e Sudeste na 7a edição do Cosud
Na abertura do evento, sediado na FGV-RJ, o governador do Rio destacou que a retomada do Consórcio de Integração Sul e Sudeste reflete o empenho em construir uma agenda positiva para as regiões e o país
“É uma honra para o Rio de Janeiro receber os estados do Sul e Sudeste. A retomada da reunião presencial do Consórcio de Integração Sul e Sudeste, após três anos, é um sinal claro de como nós, governadores, estamos diretamente empenhados em construir uma agenda positiva para nossas regiões e para o país. Nesse consórcio, todos são líderes.”
Foi com essas palavras que o governador Cláudio Castro deu as boas-vindas aos participantes do 7° encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud). O evento é realizado na Fundação Getúlio Vargas, em Botafogo, até sábado, 4 de março. Durante três dias, autoridades e especialistas irão discutir temas que atendam demandas econômicas, sociais e ambientais, consolidando a agenda de cooperação entre os governos.
Ao lado dos governadores Ratinho Jr., do Paraná, Romeu Zema, de Minas Gerais, Renato Casagrande, do Espírito Santo, e secretários de estado de São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, Cláudio Castro projetou o trabalho em conjunto para o futuro do Sul e Sudeste do país e recepcionou os convidados com uma apresentação da cantora Alcione, ícone da Música Popular Brasileira.
– Nesse encontro nós temos três grandes temas: saneamento, pacto federativo e a questão da reforma tributária. Mas o Cosud é muito maior que isso. Teremos 25 grupos de trabalho onde discutiremos saúde, educação, segurança pública, meio ambiente, governança e tantos outros. Ao longo dos três dias, teremos a oportunidade de reforçar a integração entre nossos estados para avançar em discussões que já estão na pauta nacional, como o saneamento, a reforma tributária e o Pacto Federativo – afirmou o governador Cláudio Castro.
Thiago Pampolha, vice-governador do Rio de Janeiro e secretário estadual do Ambiente e Sustentabilidade, também discursou e explicou como o encontro do consórcio já prevê ações concretas para os sete estados.
– Vamos reforçar a importância da adoção de iniciativas conjuntas, como compras regionais compartilhadas e cooperação entre as forças de segurança dos estados. Além disso, unificar ações integradas para atração de investimentos estrangeiros, projetos de concessões e desestatização, incluindo missões internacionais conjuntas.
Além de autoridades federais, estaduais e municipais, estiveram presentes na cerimônia de abertura o procurador-geral do Ministério Público do Rio de Janeiro, Luciano Mattos, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, o secretário Especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais do governo federal, André Ceciliano, o presidente da Associação Estadual dos Municípios do Rio de Janeiro (AEMERJ), André Português, e o presidente da FGV, Carlos Ivan Simonsen Leal.
Temas de interesse
Logo após a abertura do Cosud, foi iniciada a conferência “Saneamento: os caminhos para o acesso universal”, reunindo o secretário de Estado da Casa Civil, Nicola Miccione, e o diretor-presidente da Aegea Saneamento, Radamés Casseb, com mediação do jornalista Rodolfo Schneider.
A parte da tarde será dedicada aos Grupos de Trabalho, nos quais secretários estaduais e técnicos vão discutir 25 temas, como segurança pública, meio ambiente, educação, saúde e desenvolvimento econômico.
Transmissão ao vivo e grupo de WhatsApp
As três principais conferências do Consórcio de Integração Sul e Sudeste serão transmitidas, ao vivo, pelo canal do Youtube do Governo do Rio de Janeiro (https://www.youtube.com/govrj). Os jornalistas interessados podem ainda participar de um grupo temporário de WhatsApp, criado para envio de releases, fotos e vídeos do Cosud: https://chat.whatsapp.com/L6c7M3EbqWM4vGEtbQPhkp.