Entre cinco e dez lixeiras públicas são alvos por semana de vandalismo em Duque de Caxias
Na última sexta (31), uma equipe da Secretaria de Obras e Defesa Civil de Duque de Caxias precisou consertar uma das latas de lixo que fazem parte do patrimônio público municipal, localizada na entrada principal da comunidade Vila Nova, no Centro. Ela é uma das cerca de mil lixeiras da cidade que são alvo de vandalismo. Por causa dessa prática, de cinco a dez delas precisam de manutenção a cada semana.
Esse comportamento inconsequente de algumas pessoas prejudica o bem estar da população, pois a ausência de lixeiras em lugares públicos aumenta a quantidade de lixo nas ruas. E ainda tem o desperdício de dinheiro público utilizado na manutenção destas latas de lixo, que poderia ser utilizado em outras áreas, proporcionando mais qualidade de vida aos moradores da cidade.
É importante frisar também que vandalismo é crime, de acordo com artigo 163 do Código Penal, com penas mais severas quando praticado contra o patrimônio público. O autor do delito fica sujeito à multa e à prisão, de seis meses a três anos. O vandalismo precisa ser combatido para que toda a população não seja prejudicada.