É NOTÍCIAGERAL

Incêndio em lar de acolhimento para menores deixa 4 mortos no Recife

Um incêndio em um abrigo do Recife durante a madrugada desta sexta-feira (14) deixou quatro pessoas mortas, sendo três crianças e uma cuidadora. O Lar Paulo de Tarso fica localizado no bairro do Ipsep, zona sul da capital pernambucana.

O fogo começou por volta das 3h. O Samu afirmou que foi acionado por volta das 4h para a ocorrência.

A Prefeitura do Recife disse que 19 pessoas, sendo 17 crianças e dois adultos, precisaram de atendimento ou remoção de urgência. A direção do Lar Paulo de Tarso confirmou que foram 17 vítimas no total, sendo 4 mortos e 13 feridos.

Dez crianças foram levados ao Hospital da Restauração, na área central do Recife. Duas crianças já chegaram sem vida ao serviço, e outras oito estão em atendimento. Sete pessoas se encontram na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e uma na Unidade de Tratamento de Queimados, em observação.

A maioria dos internados no Hospital da Restauração teve inalação de fumaça, segundo a Secretaria de Saúde de Pernambuco. O estado de saúde deles é grave.

O Hospital Geral de Areias, na zona oeste da cidade recifense, recebeu quatro crianças e um adulto. Todos os pacientes estão estáveis e são avaliados por médicos, de acordo com a secretaria estadual de Saúde.

Ao todo, 15 pessoas foram levadas pelos bombeiros e pelo Samu para hospitais e unidades de saúde do Recife.

Os bombeiros enviaram 12 viaturas para controlar as chamas, que chegaram a atingir uma casa vizinha, mas ninguém ficou ferido na residência. Nove viaturas do Samu também atuaram no caso. O fogo foi controlado por volta das 6h.

O lar é gerido por uma ONG (Organização Não Governamental) que atua há mais de 30 anos no acolhimento de crianças e adolescentes em situação de risco social.

O Instituto de Criminalística realiza uma perícia no local. A Polícia Civil deverá abrir uma investigação.

O Ministério Público de Pernambuco disse que a entidade funcionava com alvará do Corpo de Bombeiros em dia. A promotora de Justiça da Infância e da Juventude, Jecqueline Elihimas, afirmou em entrevista à imprensa na manhã desta sexta que não foram encontradas irregularidades durante uma inspeção realizada há um mês no espaço.

A Promotoria iniciou uma campanha para receber doações para o lar. Há necessidade de sofá, camas, guarda-roupa, geladeira, fogão, televisões, utensílios de cozinha, ventiladores, mesas, cadeiras, roupas, sapatos e brinquedos para meninas de 0 a 11 anos e meninos de 6 a 11 anos. Um ponto de coleta foi instalado pelo órgão no edifício da Rua do Imperador Pedro II, 473, no bairro de Santo Antônio, na área central do Recife.

O Lar Paulo de Tarso também recebe doações via Pix (chave 35.618.933/0001-21, CNPJ), ou via transferência em conta do Banco do Brasil (agência 1245-9 e conta-corrente: 119346-5).

Por meio de nota, a governadora Raquel Lyra (PSDB) manifestou solidariedade às famílias das vítimas. “Pernambuco está de luto com o que aconteceu nesta madrugada no Recife, no Instituto de Caridade Lar Paulo de Tarso”, afirmou.

O prefeito João Campos (PSB) disse que “o momento é de dor e solidariedade”. “Desde cedo, nossas equipes, num trabalho integrado de várias secretarias, coordenam o suporte às vítimas do incêndio ocorrido no Lar Paulo de Tarso, no bairro do Ipsep”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *