Churrasco: carnes de segunda para assar na brasa
O Dia do Churrasco é comemorado no dia 24 de abril. Muito além de um prato, o churrasco é o motivo perfeito para aquela reunião com familiares e amigos. A picanha e a alcatra são os cortes de carne mais lembrados por quem quer fazer aquele churrasco suculento. Mas essas carnes por serem nobres, têm um custo mais elevado, encarecendo o evento. Porém, você sabia que existem outras opções mais baratas que não deixam nada a desejar?
Conhecidas como corte ou carnes de segunda, ou seja, partes do boi que ficam aparentes e têm maior uso, por esse motivo, são mais duras e precisam de um maior tempo de cozimento, estes cortes também rendem uma deliciosa churrascada. Para esclarecer tudo sobre o assunto, conversamos com a influenciadora e cozinheira Marina Fucano que falou um pouco de cada uma delas. Confira!
Churrasco: carnes de segunda para assar na brasa
- Ponta de peito bovino: também conhecido como maçã do peito e granito, um corte do dianteiro do boi que é muito utilizado para carne de panela e blend de hambúrguer, com certeza vai surpreender no seu churrasco.
- Acém bovino: vem ganhando notoriedade no mundo do churrasco, a partir dele podemos obter cortes como flat iron e também o chuck steak, um corte extraído do centro do acém, conta com alto nível de marmoreio, maciez. Hoje é uma das carnes mais procuradas para um bom churrasco.
- Assado de tira: é um corte extraído entre a primeira e quinta costela da parte dianteira bovina. Ideal para grelha, esse corte fica pronto rapidamente. É um dos principais cortes servidos no Uruguai e vem se destacando no churrasco brasileiro.