Vini Jr.: Itamaraty vai cobrar explicações de embaixadora da Espanha; persistência dos crimes espanta, diz secretária-geral
Objetivo é expressar posição de repúdio e cobrança do governo brasileiro em relação ao caso. Ataques racistas ao jogador são contra todos os afrodescendentes e toda a humanidade.
O Itamaraty vai chamar a embaixadora da Espanha no Brasil, Mar Fernández-Palacios, para explicações após o novo caso de racismo sofrido pelo jogador Vinicius Junior, do Real Madrid, durante uma partida da liga espanhola de futebol no domingo (21).
Ao blog, o Itamaraty informou que o objetivo é transmitir a posição de repúdio e cobrança do governo brasileiro em relação ao caso.
Convocações de embaixadores não são rotineiras e equivalem a uma forma de protesto.
Secretária-geral do Itamaraty, Maria Laura da Rocha afirmou nesta segunda que mais do que a ignorância e a maldade dos torcedores que praticaram, “espanta a persistência dos crimes que são cometidos contra o atleta brasileiro, contra todos os afrodescendentes e, sim, contra toda a humanidade, a cada cântico e a cada gesto racista lançado contra o jogador.”