CULTURA E EDUCAÇÃOÉ NOTÍCIA

Comida di Buteco: Bares da Baixada são os grandes vencedores do concurso

Boteco do Teixeira conquistou o primeiro lugar com o petisco ‘Bomboteco’

 Foi uma delícia de disputa! Após um mês, o público e os jurados do Comida di Buteco elegeram os melhores petiscos do Rio de Janeiro, Baixada Fluminense e Região Metropolitana. O Boteco do Teixeira, de Duque de Caxias, levou a melhor e foi eleito o grande vencedor da 16º edição do concurso com o petisco “Bomboteco”. O anúncio foi feito em uma festa no Rio Scenarium, na Lapa, nesta quinta-feira.
“A gente está há sete anos no concurso e seis palcos. A gente foi vice-campeão, terceiro lugar duas vezes, quarto e quinto lugar. Só faltava o primeiro. É uma sensação de dever cumprido. De saber que o sonho que a gente tem, temos que correr atrás sempre. É persistir, ter muita fé, trabalhar duro que esse dia chega e esse dia chegou. A gente está muito feliz em ser campeão”, afirma Sandro Teixeira, dono do estabelecimento campeão.
Ele ainda admite que estava confiante com seu petisco. “Desde a primeira mordida, o primeiro bombom, no primeiro dia, a gente teve certeza de que o petisco era o campeão. O cliente mordeu e a sensação que ele teve foi falar: ‘esse prato é uma maravilha’. Dali a gente foi só ganhando força, confiança, melhorando atendimento, no processo e passamos 30 dias escutando só elogios desse prato”.
O grande segredo do ‘Bomboteco’, que contém quatro bombons crocantes, com recheio de bacalhau cremoso, embalados no bacon, servidos com molho especial, está no sentimento colocado nele, sabor e novidade. “É um petisco feito com muito amor, planejado e pensado para ser campeão do Comida di Buteco. Claro que a gente não sabe se vai ser campeão, mas a gente fez tudo pensando em ser. A gente trouxe algo inovador, o primeiro bombom de boteco do mundo. Isso não tem em lugar nenhum. Ele é servido dentro de uma caixinha de bombom fechada. Quando a gente abre, vê a sensação do cliente. A experiência em comer o petisco é um diferencial. Além do petisco, outro diferencial é o atendimento do boteco. Você ter total preocupação com o cliente”.
Sandro também se diverte ao ser questionado sobre a expectativa de público para o bar nesses próximos dias, após o anúncio dos vencedores, e se terá petisco para todos. “Nesse momento, não tem petisco para todo mundo, mas estamos fabricando (risos). A gente trabalha sempre com 200 petiscos antecipados, mas ontem, devido a apuração muita coisa foi embora. Mas estamos trabalhando desde cedo, repondo o estoque. Pode vir experimentar, vai ter bombom pra todo mundo”, diz, animado.
E a Baixada Fluminense fez bonito na disputa. As outras quatro colocações também são da região. O segundo lugar ficou com o Boteco do Portuga, de Nova Iguaçu, que buscava o tricampeonato, com o petisco “Nosso Presente é Você”. O Carpaccio, de São João de Meriti, ficou com o terceiro lugar. Em quarto ficou o Quintal do Petter, de Nova Iguaçu, e em quinto o estreante Beer Soccer, de Duque de Caxias.
Com o título de campeão, o Boteco do Teixeira disputa a etapa nacional do Comida di Buteco, que acontece em julho, envolvendo os ganhadores de todo o país.
A 23º edição do concurso aconteceu entre 7 de abril e 7 de maio, simultaneamente, em 24 regiões do Brasil, com o tema ervas e especiarias. Os petiscos tinham o valor fixo de R$30. Neste ano, o Rio comemorou sua 16ª edição do Comida di Buteco com recorde de bares participantes. Ao todo, foram 132 botecos espalhados por toda a capital, com Paquetá e Ilha da Gigóia, além de Niterói e Baixada Fluminense.
O público exerceu papel fundamental na disputa já que foi o responsável por eleger o melhor boteco da cidade ao votar e avaliar, presencialmente, a temperatura da bebida, higiene do local, atendimento e, claro, o sabor do petisco. De maneira paralela, um corpo de jurados fez as mesmas avaliações.
Confira os botecos vencedores: 
1º lugar
Boteco do Teixeira
Petisco: Bomboteco – Quatro deliciosos bombons crocantes, com recheio de bacalhau cremoso, embalados no bacon, servidos com um delicioso molho especial.
Endereço: Rua General Venâncio Flores, 594 | Jardim Vinte e Cinco de Agosto, Duque de Caxias
Tel.: 2772-4258.
Funcionamento: De segunda a sábado, de 12h às 23h | Domingos, de 16h às 23h.

2º lugar
Buteco do Portuga
Petisco: Nosso Presente é Você – Creme de bacalhau, servido com batatas chips.
Endereço: Rua Coronel Francisco Soares, 1351| Nova Iguaçu
Tel.: 97018-9227.
Funcionamento: Segundas, quartas e quintas, de 13h às 22h | Sábados e domingos, de 13h às 23h | Domingos, de 16h às 21h.

3º lugar
Carpaccio
Petisco: Vasco da Gama: O Heróico Português – Bacalhau desfiado, cebola, mostarda preta e purê de aipim, gratinados com requeijão e queijo parmesão. Acompanhados de molho preparad:o com um mix de ervas e especiarias.
Endereço: Rua Joana Kalil, 9 | Jardim Meriti, São João de Meriti. Tel.: 2699-0468. Funcionamento: De segunda a sexta, de 11h às 16h | Sábados e domingos, de 11h às 17h.

4º lugar
Quintal do Peter Espetaria
Petisco: Barriga da Sogra – Uma deliciosa barriga de porco, com um tempero especial de família, acompanhada com uma suculenta porção de aipim, preparada com manteiga de garrafa e um molho de ervas finas.
Endereço: Rua Áurea Fonseca de Jesus, 204 | Califórnia, Nova Iguaçu. Tel.: 2695-5020.
Funcionamento: Segundas, de 11h30min às 16h | De terça a sábado, de 11h30min às 23h | Domingos, de 12h às 21h.

5 º lugar
Beer Soccer Club
Petisco: Cavadinha do Patrono – Camarão cinza salteado com molho triplo burro intercalado com mouselline de batata baroa.
Endereço: Rua Passo da Pátria, 228 | Jardim Vinte e Cinco de Agosto, Duque de Caxias. Tel.: 2653-2196.
Funcionamento: Segundas, terças e domingos, de 11h30min às 23h | De quarta a sábado, 11h30min à 00h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *